terça-feira, 25 de junho de 2013

Japão, uma cultura antiga e impressionante


O Japão um dos países mais interessantes e curiosos do mundo, pois sua cultura é muito diferente das demais. A religião, as comidas, os rituais, a música, a moda, os costumes entre várias outras coisas relacionadas à cultura japonesa são diferentes e muito interessantes.
Alguns costumes japoneses podem até ser estranhos para quem mora em outros países, mas para os habitantes do país do sol nascente sua cultura é muito valiosa e eles fazem questão de preservá-la passando-a para as próximas gerações.
Ao pesquisar sobre a cultura, os costumes ou simplesmente pelo país japonês podemos encontrar várias curiosidades interessantes e diferentes. Neste artigo você ficará sabendo um pouco mais sobre o Japão através de algumas curiosidades deste país exótico e extraordinário.

Sobre o País

O Japão é um arquipélago composto por 6852 ilhas que em sua maioria são montanhosas e com muitos vulcões. As maiores ilhas do país são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku e elas representam mais da metade da área terrestre nacional.
Com cerca de 128 milhões de habitantes o Japão possui a décima maior população do mundo e sua capital Tóquio é considerada a maior área metropolitana do mundo contendo cerca de 37 milhões de habitantes.
O Japão tem como sistema político a monarquia constitucional e como principais religiões o Xintoísmo e o Budismo.
Seu idioma oficial é o Japonês e sua moeda é o Iene. É conhecido por ‘’Terra do Sol Nascente’’ porque os caracteres que formam seu nome significam ‘’Origem do Sol’’.
No país há 86 vulcões ao todo sendo que o maior deles é o Monte Fuji, um dos símbolos nacionais do Japão. O Monte Fuji tem aproximadamente 3800 metros de altura e já entrou em erupção 18 vezes sendo que a ultima vez foi em 1707.
Os terremotos causados constantemente no Japão devem-se ao encontro de três placas tectônicas situadas no país, é o encontro delas que faz com que o Japão tenha diversos abalos sísmicos durante o ano.
Sua infraestrutura é invejada por vários países, pois possui ótimos meios de transporte, educação excepcional, lidera nos campos da pesquisa científica, tem a segunda menor taxa de homicídios do mundo e tem um ótimo atendimento a saúde o que faz com que o país tenha o povo mais longevo do mundo.

Cultura

No Japão as pessoas não podem entrar em suas casas ou nas casas de outras pessoas com o sapato que estavam andando na rua para não sujar a casa e também para que as energias impuras da rua não invadam a harmonia do lar, ou seja, é tanto uma questão de higiene física como de higiene espiritual.
No Japão existem três maneiras de dizer eu te amo, a primeira é ‘’Daisuki’’ que pode apenas ser dita para amigos e ficantes, a segunda é ‘’Aishiteru’’ que pode apenas ser dita quando se está em um relacionamento mais sério e a terceira é ‘’Koishiteru’’ que você diz apenas para a pessoa que quer passar o resto da vida junto.
Faz parte das regras de etiqueta sentar-se no chão com as pernas sob o corpo, o aperto de mão é substituído pelo tradicional cumprimento japonês e considera-se falta de educação abrir um presente na frente de quem o deu.
Os japoneses se cumprimentam com reverências, pois não são adeptos de apertos de mão e abraços evitando sempre o contato físico.
No Japão é comum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas quando estão gripados para não contaminar outras pessoas.
Para ter sorte e prosperidade no ano novo a receita especial dos japoneses é o moti, bolinho de arroz ligeiramente adocicado. O bolinho deve ser comido na primeira refeição do dia 1º de janeiro.
Como muitos devem saber os mangás são lidos de trás para frente, contrário aos comics que são as revistas ocidentais.
Geralmente os mangás contam uma história fictícia e imaginaria, porém nunca deixam de glorificar o seu país, podemos ver nos mangás, Naruto, Shurato, InuYasha. Onde aparecem vários seres do folclore japonês.
Os animes são também super amados não somente no Japão, mas em grande parte do mundo, em especial eu amo animes e mangás... Os animes são uma versão televisiva do mangá, sendo que alguns animes não tem origem no mangá, como é o caso de Neon Genesis Evangelion, onde o mangá só foi produzido depois do sucesso do anime, ou então Devil May Cry, que conta uma breve história de Dante um dos personagens mais fodásticos dos jogos de ação.
Os vídeo games (Nintendo, SEGA e PlayStation), os animes e mangás, o sushi, os bonsais e as artes marciais (judô, karatê, e kendô) são algumas das coisas mais conhecidas da cultura japonesa no mundo.
E não para por aí, o Japão e impressionante mesmo... Continuarei em um próximo post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário